Missão de apoio e aprendizagem entre pares na Serra Leoa
Em conformidade com o seu mandato de promover eleições livres, justas e credíveis na África Ocidental, a Rede de Estruturas de Gestão Eleitoral na África
Ocidental (RESAO) enviou uma missão conjunta de apoio e aprendizagem entre pares, com o Fórum dos países da SADC (ECF SADC), para as eleições gerais de 24 de junho de 2023 na Serra Leoa.
A missão, que inclui os presidentes das comissões eleitorais do Burkina Faso, da Gâmbia, do Malawi e da Tanzânia, estará em Freetown de 20 a 27 de junho de 2023. O objetivo da missão é demonstrar a solidariedade dos órgãos de gestão eleitoral (OGE) do continente com a Comissão Eleitoral da Serra Leoa (CESL) e dar apoio moral ao seu presidente na sua delicada tarefa.
Durante a sua estadia, os membros da missão realizarão sessões de trabalho com os diferentes intervenientes no processo eleitoral, nomeadamente a Comissão Eleitoral, a administração, as organizações da sociedade civil, os meios de comunicação social, a polícia da Serra Leoa, bem como os candidatos e os partidos políticos, a fim de assegurar o bom desenrolar dos diferentes aspectos do processo.
As eleições de 24 de junho de 2023 permitirão aos 3.374.258 eleitores inscritos eleger o Presidente da República, os deputados e os conselheiros locais. Estas eleições serão as quintas desde o fim da guerra civil na Serra Leoa em 2002.
A Rede de Estruturas de Gestão Eleitoral na África Ocidental (REASAO) é o órgão de cúpula dos organismos de gestão eleitoral (OGE) na África Ocidental. Fundada em fevereiro de 2008 para promover eleições livres, justas e credíveis, a Rede inspirou-se na Declaração de Princípios Políticos da CEDEAO de 1991 sobre a Liberdade, os Direitos dos Povos e a Democratização.
Para atingir estes objectivos, a Rede organiza e apoia actividades como workshops, seminários, simpósios, reuniões, intercâmbios de pessoal, financiamento de investigação relevante, observação de eleições, partilha de informações e experiências sobre questões eleitorais e, em geral, quaisquer actividades ou iniciativas que contribuam para a realização dos seus objectivos.